segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Alimentação de antigamente X Alimentação de hoje


A maioria das pessoas acredita que o corpo está recebendo o que necessita dos alimentos que ingere diariamente. Se esquecendo que, durante os últimos 50 anos, o setor da agricultura e do processamento de alimentos mudou drasticamente, e para pior.
Os produtos industrializados podem ter seus nutrientes anulados pelo processamento.



Nunca nos alimentamos tão mal, a correria e os alimentos prontos industrializados tem seus nutrientes reduzidos ou até anulados. Nem mesmo nos vegetais podemos confiar plenamente, pois os mesmos estão encharcados de agrotóxicos e outros produtos químicos. 

Qual é a diferença da alimentação de hoje e a alimentação dos nossos avós?

Nossos antepassados consumiam feijões, vegetais e grãos integrais e o açúcar era somente a frutose das frutas. As comidas geralmente eram assadas! O que gerava uma refeição de digestão lenta e rica em fibras. Características que geram uma liberação lenta de energia, que retardava a fome e proporcionava energia para o dia inteiro.

Antigamente não tinham produtos light, diet e zero, a "dieta" dos nossos avós era basicamente locomoção o dia inteiro (eles não tinham carro nem controle remoto) e uma alimentação cheia de vegetais orgânicos e sem produtos industrializados.


Será que o ser humano evoluiu no setor alimentício?

Com o tempo passamos a ingerir farinha branca, um carboidrato simples e de fácil digestão, e o consumo de carne aumentou drasticamente e passamos a consumir mais gordura. Uma alimentação que estimula o excesso de produção de insulina, o acúmulo de gordura visceral e o surgimento de doenças, como hipertensão, diabete, AVC e infarto.
O solo de hoje já não é o mesmo de ontem, ele pode estar desprovido de nutrientes devido aos aditivos químicos modernos. Por exemplo, o brócolis produzido hoje não têm o mesmo valor nutricional do vegetal usado por nossos avós. O ambiente sofreu profundas transformações nos últimos 50 anos.
Além disso, o indivíduo moderno está sujeito a um stress físico e mental, além de estar rodeado de poluentes ambientais. O corpo tem que trabalhar mais para se manter com fontes de combustível de baixa qualidade nutricional. O preço do progresso é alto considerando-se a saúde.



Qual é o problema dos alimentos
 industrializados?



Os produtos industrializados são cheios de produtos químicos, acabam por acumular toxinas em nosso corpo. E qual é o problema disso? Cansaço, sono durante o dia, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade na perda de peso, irregularidades no ciclo menstrual, entre outros problemas, são sinais de que seu organismo precisa da dieta detox para eliminar essas toxinas e melhorar a sua qualidade de vida.


E agora, o que faremos?



Certamente precisamos incluir mais minerais e vitaminas no nosso regime alimentar diário, mas como fazer isto com segurança e sem alimentos nocivos à nossa saúde?

Vamos voltar às nossas origens. Coma alimentos integrais, evite o excesso de açúcar e gordura de origem animal. Faça uma reeducação alimentar e prefira vegetais orgânicos.






E você, o que acha da alimentação de antigamente e de hoje? Pretende voltar às origens e mudar seus hábitos alimentares?
Espero que tenham gostado do post e se tiverem alguma dúvida escrevam para nós :)


Outras postagens: